
Programa de formação
Programa de formação
Objetivos de aprendizagem | Objetivos gerais: No final da formação os formandos deverão estar aptos a por em prática os conhecimentos e competências de Gestão do Tempo e do Stress. Objetivos específicos: Consideram-se objetivos específicos: Aplicar as técnicas individuais de gestão de tempo na construção de um plano de tarefas e atividades de trabalho, utilizando os guias de planeamento fornecidos. Eliminar os desperdiçadores profissionais e pessoais de tempo, com vista à otimização da agenda de trabalho manual ou eletrónica, através da diferenciação de prioridades. Reconhecer sinais e efeitos do stress; Identificar fontes de stress; Conhecer estratégias para lidar com o stress; Desenvolver competências de planeamento e de gestão do tempo; Conhecer técnicas de relaxamento. Desenvolver mecanismos de identificação de potenciais causas de stress no local de trabalho. Identificar e avaliar o grau de vulnerabilidade ao stress. Elaborar um plano individual de mudança para uma melhor gestão do stress. Desenvolver mecanismos de resposta flexíveis e criativos face a situações difíceis. |
Destinatários | Empregadores e trabalhadores de estabelecimentos de comércio e serviços |
Pré-requisitos | Os formandos devem possuir: Computador com acesso à internet em banda larga; Conhecimentos e prática de informática como utilizadores; Conta de correio eletrónico ativa, bem como prática e hábito diário na sua utilização. |
Modalidade de formação | Outras ações de formação não inseridas no Catálogo Nacional de Qualificações |
Forma de organização | Ensino à distância online (e-Learning) preferencialmente assíncrono (sessões de formação sem hora marcada), na plataforma informática Moodle da Medilogics – Serviços Médicos, S.A., de acordo com o Calendário e Cronograma da Formação. |
Conteúdos programáticos | Módulo 1. Neste modulo abordamos o grande tema da Gestão do tempo, no qual iremos refletir sobre as regras básicas de organização pessoal, inventariação das atividades desenvolvidas e analise e priorização dessas mesmas atividades. Módulo 2. Neste modulo vamos debruçar-nos sobre os desperdiçadores de tempo ao longo do nosso dia. Como gerir e eliminar as interrupções não necessárias. Módulo 3. Neste modulo abordamos vamos falar da Agenda, como pode elaborar um plano de trabalho usando varias ferramentas. Como podemos delegar sendo esta eficaz. Módulo 4. Neste modulo abordamos a Gestão do stress, o que é o stress, fatores, consequências e fazes do stress. Abordamos também o lado positivo e negativo, o que pode provocar o aparecimento do stress e quais os sintomas prováveis. Por fim, como podemos lidar com o stress. Modulo 5. Neste modulo abordamos a planificação das tarefas, como rentabilizar o tempo e também, como tratar o stress, recorrendo a técnicas de relaxamento. |
Carga horária | 7 Horas |
Metodologias de formação | Todo o curso decorrerá em regime de Ensino à Distância online (e-Learning), preferencialmente assíncrono (sessões de formação sem hora marcada), na plataforma informática Moodle da Medilogics – Serviços Médicos, S.A., através de uma tutoria ativa e permanente, permitindo aos formandos lerem, refletirem e analisarem a informação antes de intervir, ao seu próprio ritmo e nos momentos que lhes sejam mais convenientes. O curso terá como suporte as interações diversificadas possibilitadas pela plataforma Moodle (fóruns, testes, vídeos, hiperligações, entre outras). Será criado um Fórum de Discussão moderado pelo Formador e que permanecerá aberto ao longo de todo o curso. Neste espaço, o Formando pode expor as suas dúvidas bem como informação recolhida pelo próprio Formando (com as devidas referências) e partilha de experiência pessoais. Também em cada módulo, serão disponibilizadas ao Formando e-Atividades Avaliativas Contínuas. Estas devem ser realizadas no prazo proposto e submeter no local indicado da plataforma informática Moodle. A leitura e a reflexão individual devem ocorrer ao longo de todo o processo de aprendizagem. Sem a leitura e a reflexão individual o Formando ficará muito limitado na sua participação nos Fóruns de Discussão previstos, assim como também dificilmente poderá realizar com sucesso as e-Atividades programadas. O acompanhamento a prestar pelo Formador é ativo e permanente, sendo preferencialmente feito através dos Fóruns de Discussão abertos nos diversos módulos e através do Sistema de Mensagens Pessoais disponível no Moodle. |
Critérios e metodologias de avaliação | A avaliação do curso de Liderança, realiza-se à distância e integra as seguintes componentes: Componente de Avaliação Contínua, realizada ao longo do curso e baseada na realização dos Exercícios propostos em cada módulo e que são de realização obrigatória. Componente de Avaliação Sumativa, baseada na realização do exercício de Avaliação Final e que tem um peso de 100% da Nota Final. Todas as notas são expressas numa escala de 0 a 20 valores. Considera-se com aproveitamento no curso o Formando que obtiver uma classificação mínima de 10 valores na Avaliação Final e tenha concluído todos os exercícios dos vários módulos até ao último dia de formação. Avaliação de satisfação e de desempenho, no final da formação, através do preenchimento dos inquéritos de satisfação dos Formandos. |
Recursos pedagógicos | O curso terá como suporte as interações diversificadas possibilitadas pela plataforma Moodle (fóruns, testes, vídeos, hiperligações, entre outras). |
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