Programa de formação
Objetivos de aprendizagem | Objetivos gerais: No final da formação os formandos deverão estar habilitados a executar o cumprimento da legislação em vigor em matéria de segurança e saúde no trabalho, bem como alertar para os riscos profissionais que envolvem o trabalhador e as respetivas medidas de prevenção e proteção a aplicar nos seus locais de trabalho. Objetivos específicos: Consideram-se objetivos específicos da ação os seguintes: Definir os principais conceitos em matéria de SST; Descrever as obrigações e direitos em matéria de SST; Identificar as diferentes formas de sinalização de segurança e saúde no trabalho; Distinguir equipamento de proteção coletiva e equipamento de proteção individual; · Identificar os riscos profissionais existentes na sua atividade profissional; Estruturar quais as medidas preventivas e de proteção a aplicar quando identificam um risco; Resumir os riscos de incêndio e de como os evitar. |
Destinatários | Empregadores e trabalhadores que exerçam atividade em construção civil |
Modalidade de formação | Outra ação de formação continua não inserida no Catálogo Nacional de Qualificações |
Forma de organização | Presencial |
Conteúdos programáticos | Legislação aplicável em matéria de SST e os conceitos básicos de SST; Princípios gerais da prevenção; Sinalização de segurança e a sua importância no local de trabalho; A proteção individual; A importância da utilização de Equipamentos de proteção coletiva no processo construtivo; Riscos Profissionais associados à Construção Civil; Instruções de prevenção e combate a incêndios. |
Carga horária | 7 Horas |
Metodologias de formação | Métodos expositivos, interrogativos, demonstrativos e ativos, incluindo: Exposição teórica dos temas; Contato com legislação em vigor; Demonstrações práticas; Realização de questões orais / escritas; Visualização de vídeos pedagógicos; Exercícios práticos individuais e de grupo. |
Critérios e metodologias de avaliação | Avaliação dos formandos, por observação do relacionamento interpessoal, da participação e interesse demonstrado, assiduidade e pontualidade. Avaliação da aprendizagem contínua e final, através da realização de questões orais e trabalhos individuais e/ou de grupo. Avaliação de satisfação e de desempenho, no final da formação, através do preenchimento dos inquéritos de satisfação dos Formandos e avaliação da ação pelo Formador. |
Recursos pedagógicos | Apresentação e documentação de apoio. |
Espaços e equipamentos | Sala de formação equipada com mesas, cadeiras, quadro branco ou flipchart e videoprojetor. |
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