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Presencial

Programa de Formação

Objetivos de aprendizagemObjetivos gerais:
Explorar maneiras de construir uma autoestima saudável e aumentar a autoconfiança.
 
Objetivos específicos:

Opção 1
– Definir e esclarecer o conceito de autoestima e autoconfiança.
– Destacar a importância individual e coletiva desses elementos no ambiente de trabalho.
– Ilustrar o impacto da autoestima e autoconfiança na produtividade e nas relações no contexto profissional.
– Identificar obstáculos e barreiras que impactam a autoestima e a autoconfiança nas equipas.
– Oferecer ferramentas e técnicas práticas para superar esses desafios e promover um ambiente positivo de trabalho.
– Explorar o papel da liderança empática e motivadora na promoção da autoestima e autoconfiança das equipas.
– Analisar como a cultura organizacional influencia diretamente o desenvolvimento da autoestima e autoconfiança.
– Encorajar o desenvolvimento de um plano de ação individual e coletivo para fortalecer a autoestima e autoconfiança.
– Estabelecer mecanismos de feedback e autoavaliação para promover o ambiente positivo e a confiança na equipa.

Opção 2
– Definir os conceitos de autoestima e autoconfiança.
– Destacar a importância individual e coletiva desses elementos para o bem-estar pessoal e profissional.
– Identificar e analisar os fatores internos e externos que influenciam a autoestima e autoconfiança.
– Explorar os desafios da autocrítica e estratégias para reconhecê-la e gerência-la de forma construtiva.
– Identificar os impactos do perfecionismo e desenvolver estratégias para lidar com expectativas excessivas.
– Incentivar a criação de um plano pessoal para fortalecer a autoestima, integrando técnicas de autocompaixão e gestão de autocrítica.
– Definir metas pessoais e estratégias práticas para promover a melhoria contínua da autoestima e autoconfiança.
DestinatáriosOpção 1 – Líderes de equipas, gestores, diretores de recursos humanos, quadro superiores e quadros técnicos de empresas.

Opção 2 – Todas as pessoas que pretendam melhorar a sua autoestima e aumentar a sua autoconfiança para ter melhores resultados pessoais e profissionais
Modalidade de formaçãoOutras ações de formação contínua não inseridas no Catálogo Nacional de Qualificações
Forma de organizaçãoPresencial
Conteúdos programáticos Opção 1
– Autoestima e a Autoconfiança.
– Estratégias para Desenvolver a Autoestima e Autoconfiança.
– Cultura Organizacional e Liderança.
– Aplicação Prática e Estratégias de Melhoria.

Opção 2
– Introdução à Autoestima e Autoconfiança.
– Autocrítica e o Perfecionismo.
– Plano Pessoal de Reforço
Carga horária7 Horas
Metodologias de formaçãoMétodos expositivos, interrogativos, demonstrativos e ativos, incluindo:
Exposição teórica dos temas
Demonstrações práticas
Realização de questões orais / escritas
Exercício prático individual e de grupo
Critérios e metodologias de avaliaçãoAvaliação dos formandos, por observação do relacionamento interpessoal, da participação e interesse demonstrado, assiduidade e pontualidade.
Avaliação da aprendizagem contínua e final, através da realização de questões orais e trabalhos individuais e/ou de grupo.
Avaliação de satisfação e de desempenho, no final da formação, através do preenchimento dos inquéritos de satisfação dos Formandos e avaliação da ação pelo Formador.
Recursos pedagógicosApresentação e documentação de apoio.
Espaços e equipamentosSala de formação equipada com mesas, cadeiras, quadro branco ou flipchart e videoprojetor.
v2024

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