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E-learning

Programa de Formação

Objetivos de aprendizagemObjetivos gerais:
Explorar maneiras de construir uma autoestima saudável e aumentar a
autoconfiança.
 
Objetivos específicos:
Opção 1

– Definir e esclarecer o conceito de autoestima e autoconfiança.
– Destacar a importância individual e coletiva desses elementos no ambiente de trabalho.
– Ilustrar o impacto da autoestima e autoconfiança na produtividade e nas relações no contexto profissional.
– Identificar obstáculos e barreiras que impactam a autoestima e a autoconfiança nas equipas.
– Oferecer ferramentas e técnicas práticas para superar esses desafios e promover um ambiente positivo de trabalho.
– Explorar o papel da liderança empática e motivadora na promoção da autoestima e autoconfiança das equipas.
– Analisar como a cultura organizacional influencia diretamente o desenvolvimento da autoestima e autoconfiança.
– Encorajar o desenvolvimento de um plano de ação individual e coletivo para fortalecer a autoestima e autoconfiança.
– Estabelecer mecanismos de feedback e autoavaliação para promover o ambiente positivo e a confiança na equipa.

Opção 2
– Definir os conceitos de autoestima e autoconfiança.
– Destacar a importância individual e coletiva desses elementos para o bem-estar pessoal e profissional.
– Identificar e analisar os fatores internos e externos que influenciam a autoestima e autoconfiança.
– Explorar os desafios da autocrítica e estratégias para reconhecê-la e gerência-la de forma construtiva.
– Identificar os impactos do perfecionismo e desenvolver estratégias para lidar com expectativas excessivas.
– Incentivar a criação de um plano pessoal para fortalecer a autoestima, integrando técnicas de autocompaixão e gestão de autocrítica.
– Definir metas pessoais e estratégias práticas para promover a melhoria contínua da autoestima e autoconfiança.
DestinatáriosOpção 1 – Líderes de equipas, gestores, diretores de recursos humanos, quadro superiores e quadros técnicos de empresas.

Opção 2 – Todas as pessoas que pretendam melhorar a sua auto-estima e aumentar a sua autoconfiança para ter melhores resultados pessoais e profissionais
Modalidade de formaçãoOutras ações de formação contínua não inseridas no Catálogo Nacional de Qualificações
Forma de organizaçãoEnsino à distância online (e-Learning) preferencialmente assíncrono (sessões de formação sem hora marcada), na plataforma informática Moodle da Medilogics – Serviços Médicos, S.A., de acordo com o Calendário e Cronograma da Formação
Conteúdos programáticos Opção 1
– Autoestima e a Autoconfiança.
– Estratégias para Desenvolver a Autoestima e Autoconfiança.
– Cultura Organizacional e Liderança.
– Aplicação Prática e Estratégias de Melhoria.

Opção 2
– Introdução à Autoestima e Autoconfiança.
– Autocrítica e o Perfecionismo.
– Plano Pessoal de Reforço
Carga horária4 Horas
Metodologias de formaçãoTodo o curso decorrerá em regime de Ensino à Distância online (e-Learning), preferencialmente assíncrono (sessões de formação sem hora marcada), na plataforma informática Moodle da Medilogics – Serviços Médicos, S.A., através de uma tutoria ativa e permanente, permitindo aos formandos lerem, refletirem e analisarem a informação antes de intervir, ao seu próprio ritmo e nos momentos que lhes sejam mais convenientes.
O curso terá como suporte as interações diversificadas possibilitadas pela plataforma Moodle (fóruns, testes, vídeos, hiperligações, entre outras).
Será criado um Fórum de Dúvidas moderado pelo Formador e que permanecerá aberto ao longo de todo o curso. Neste espaço, o Formando pode expor as suas dúvidas bem como informação recolhida pelo próprio Formando (com as devidas referências) e partilha de experiência pessoais.
Também serão disponibilizadas ao Formando e-Atividades Avaliativas Contínuas (Exercícios), bem como, no final do curso, Avaliação Final, sendo esta e-Atividade de caráter Avaliativa Sumativa. Estas devem ser realizadas no prazo proposto e submeter no local indicado da plataforma informática Moodle.
A leitura e a reflexão individual devem ocorrer ao longo de todo o processo de aprendizagem. Sem a leitura e a reflexão individual o Formando ficará muito limitado na sua participação nos Fóruns, assim como também dificilmente poderá realizar com sucesso as e-Atividades programadas.
O acompanhamento a prestar pelo Formador é ativo e permanente, sendo preferencialmente feito através do Fórum de Dúvidas aberto no curso e através do Sistema de Mensagens Pessoais disponível no Moodle.
Critérios e metodologias de avaliaçãoA avaliação do curso “Resiliência e Gestão de Stress” realiza-se à distância e integra as seguintes componentes:
Componente de Avaliação Contínua, realizada ao longo do curso e baseada na realização dos Exercícios propostos, que são de realização obrigatória e que têm um peso de 30% da Nota Final.
Componente de Avaliação Sumativa, baseada na realização do exercício de Avaliação Final e que tem um peso de 70% da Nota Final.
Todas as notas são expressas numa escala de 0 a 20 valores.
Considera-se com aproveitamento no curso o Formando que obtiver uma classificação mínima de 10 valores na Avaliação Final, bem como na Nota Final e tenha concluído todos os exercícios dos módulos até ao último dia de formação.
Avaliação de satisfação e de desempenho, no final da formação, através do preenchimento dos inquéritos de satisfação dos Formandos.
Recursos pedagógicosO curso terá como suporte as interações diversificadas possibilitadas pela plataforma Moodle (fóruns, testes, vídeos, hiperligações, entre outras).
v2024

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