Programa de Formação
Objetivos de aprendizagem | Objetivos gerais: Explorar maneiras de construir uma autoestima saudável e aumentar a autoconfiança. Objetivos específicos: Opção 1 – Definir e esclarecer o conceito de autoestima e autoconfiança. – Destacar a importância individual e coletiva desses elementos no ambiente de trabalho. – Ilustrar o impacto da autoestima e autoconfiança na produtividade e nas relações no contexto profissional. – Identificar obstáculos e barreiras que impactam a autoestima e a autoconfiança nas equipas. – Oferecer ferramentas e técnicas práticas para superar esses desafios e promover um ambiente positivo de trabalho. – Explorar o papel da liderança empática e motivadora na promoção da autoestima e autoconfiança das equipas. – Analisar como a cultura organizacional influencia diretamente o desenvolvimento da autoestima e autoconfiança. – Encorajar o desenvolvimento de um plano de ação individual e coletivo para fortalecer a autoestima e autoconfiança. – Estabelecer mecanismos de feedback e autoavaliação para promover o ambiente positivo e a confiança na equipa. Opção 2 – Definir os conceitos de autoestima e autoconfiança. – Destacar a importância individual e coletiva desses elementos para o bem-estar pessoal e profissional. – Identificar e analisar os fatores internos e externos que influenciam a autoestima e autoconfiança. – Explorar os desafios da autocrítica e estratégias para reconhecê-la e gerência-la de forma construtiva. – Identificar os impactos do perfecionismo e desenvolver estratégias para lidar com expectativas excessivas. – Incentivar a criação de um plano pessoal para fortalecer a autoestima, integrando técnicas de autocompaixão e gestão de autocrítica. – Definir metas pessoais e estratégias práticas para promover a melhoria contínua da autoestima e autoconfiança. |
Destinatários | Opção 1 – Líderes de equipas, gestores, diretores de recursos humanos, quadro superiores e quadros técnicos de empresas. Opção 2 – Todas as pessoas que pretendam melhorar a sua auto-estima e aumentar a sua autoconfiança para ter melhores resultados pessoais e profissionais |
Modalidade de formação | Outras ações de formação contínua não inseridas no Catálogo Nacional de Qualificações |
Forma de organização | Ensino à distância online (e-Learning) preferencialmente assíncrono (sessões de formação sem hora marcada), na plataforma informática Moodle da Medilogics – Serviços Médicos, S.A., de acordo com o Calendário e Cronograma da Formação |
Conteúdos programáticos | Opção 1 – Autoestima e a Autoconfiança. – Estratégias para Desenvolver a Autoestima e Autoconfiança. – Cultura Organizacional e Liderança. – Aplicação Prática e Estratégias de Melhoria. Opção 2 – Introdução à Autoestima e Autoconfiança. – Autocrítica e o Perfecionismo. – Plano Pessoal de Reforço |
Carga horária | 4 Horas |
Metodologias de formação | Todo o curso decorrerá em regime de Ensino à Distância online (e-Learning), preferencialmente assíncrono (sessões de formação sem hora marcada), na plataforma informática Moodle da Medilogics – Serviços Médicos, S.A., através de uma tutoria ativa e permanente, permitindo aos formandos lerem, refletirem e analisarem a informação antes de intervir, ao seu próprio ritmo e nos momentos que lhes sejam mais convenientes. O curso terá como suporte as interações diversificadas possibilitadas pela plataforma Moodle (fóruns, testes, vídeos, hiperligações, entre outras). Será criado um Fórum de Dúvidas moderado pelo Formador e que permanecerá aberto ao longo de todo o curso. Neste espaço, o Formando pode expor as suas dúvidas bem como informação recolhida pelo próprio Formando (com as devidas referências) e partilha de experiência pessoais. Também serão disponibilizadas ao Formando e-Atividades Avaliativas Contínuas (Exercícios), bem como, no final do curso, Avaliação Final, sendo esta e-Atividade de caráter Avaliativa Sumativa. Estas devem ser realizadas no prazo proposto e submeter no local indicado da plataforma informática Moodle. A leitura e a reflexão individual devem ocorrer ao longo de todo o processo de aprendizagem. Sem a leitura e a reflexão individual o Formando ficará muito limitado na sua participação nos Fóruns, assim como também dificilmente poderá realizar com sucesso as e-Atividades programadas. O acompanhamento a prestar pelo Formador é ativo e permanente, sendo preferencialmente feito através do Fórum de Dúvidas aberto no curso e através do Sistema de Mensagens Pessoais disponível no Moodle. |
Critérios e metodologias de avaliação | A avaliação do curso “Resiliência e Gestão de Stress” realiza-se à distância e integra as seguintes componentes: Componente de Avaliação Contínua, realizada ao longo do curso e baseada na realização dos Exercícios propostos, que são de realização obrigatória e que têm um peso de 30% da Nota Final. Componente de Avaliação Sumativa, baseada na realização do exercício de Avaliação Final e que tem um peso de 70% da Nota Final. Todas as notas são expressas numa escala de 0 a 20 valores. Considera-se com aproveitamento no curso o Formando que obtiver uma classificação mínima de 10 valores na Avaliação Final, bem como na Nota Final e tenha concluído todos os exercícios dos módulos até ao último dia de formação. Avaliação de satisfação e de desempenho, no final da formação, através do preenchimento dos inquéritos de satisfação dos Formandos. |
Recursos pedagógicos | O curso terá como suporte as interações diversificadas possibilitadas pela plataforma Moodle (fóruns, testes, vídeos, hiperligações, entre outras). |
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