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Programa de formação

Objetivos de aprendizagemObjetivos gerais: Informar e sensibilizar os formandos para as melhores práticas no combate à doença COVID-19.  
Objetivos específicos: No final da formação, os formandos/as deverão estar habilitados a:
Interpretar os conceitos básicos: coronavírus, COVID-19 e SARS-CoV-2;
Identificar os sinais, sintomas, vias de transmissão e período de incubação da doença;
Identificar as medidas de prevenção geral e no local de trabalho face à COVID-19;
Definir as medidas de higiene a implementar no dia-a-dia e no local de trabalho;
Identificar as medidas adequadas a adotar durante a manipulação de alimentos (receção e armazenagem de matérias-primas, preparação e confeção de alimentos, serviço e distribuição de refeições).
DestinatáriosEmpregadores e trabalhadores da restauração coletiva e privada.
Pré-requisitosOs formandos devem possuir:
Computador com acesso à internet em banda larga;
Conhecimentos e prática de informática como utilizadores;
Conta de correio eletrónico ativa, bem como prática e hábito diário na sua utilização.
Modalidade de formaçãoFormação contínua
Forma de organizaçãoEnsino à distância online (e-Learning) preferencialmente assíncrono (sessões de formação sem hora marcada), na plataforma informática Moodle da Medilogics – Serviços Médicos, S.A., de acordo com o Calendário e Cronograma da Formação.
Conteúdos programáticos Módulo 1. A COVID-19;
Módulo 2. Medidas de prevenção da COVID-19;
Módulo 3. Boas Práticas de Higiene e Segurança Alimentar.
Carga horária4 Horas
ologias de formaçãoTodo o curso decorrerá em regime de Ensino à Distância online (e-Learning), preferencialmente assíncrono (sessões de formação sem hora marcada), na plataforma informática Moodle da Medilogics – Serviços Médicos, S.A., através de uma tutoria ativa e permanente, permitindo aos formandos lerem, refletirem e analisarem a informação antes de intervir, ao seu próprio ritmo e nos momentos que lhes sejam mais convenientes.
O curso terá como suporte as interações diversificadas possibilitadas pela plataforma Moodle (fóruns, testes, vídeos, hiperligações, entre outras).
Será criado um Fórum de Discussão moderado pelo Formador e que permanecerá aberto ao longo de todo o curso. Neste espaço, o Formando pode expor as suas dúvidas bem como informação recolhida pelo próprio Formando (com as devidas referências) e partilha de experiência pessoais.
Também em cada módulo, serão disponibilizadas ao Formando e-Atividades Avaliativas Contínuas. Estas devem ser realizadas no prazo proposto e submeter no local indicado da plataforma informática Moodle.
A leitura e a reflexão individual devem ocorrer ao longo de todo o processo de aprendizagem. Sem a leitura e a reflexão individual o Formando ficará muito limitado na sua participação nos Fóruns de Discussão previstos, assim como também dificilmente poderá realizar com sucesso as e-Atividades programadas.
O acompanhamento a prestar pelo Formador é ativo e permanente, sendo preferencialmente feito através dos Fóruns de Discussão abertos nos diversos módulos e através do Sistema de Mensagens Pessoais disponível no Moodle.
Critérios e metodologias de avaliaçãoA avaliação do curso Boas Práticas de Higiene e Segurança Alimentar no Contexto da Pandemia realiza-se à distância e integra as seguintes componentes:
Componente de Avaliação Contínua, realizada ao longo do curso e baseada na realização dos Exercícios propostos em cada módulo e que são de realização obrigatória.
Componente de Avaliação Sumativa, baseada na realização do exercício de Avaliação Final e que tem um peso de 100% da Nota Final.
Todas as notas são expressas numa escala de 0 a 20 valores. Considera-se com aproveitamento no curso o Formando que obtiver uma classificação mínima de 10 valores na Avaliação Final e tenha concluído todos os exercícios dos vários módulos até ao último dia de formação.
Avaliação de satisfação e de desempenho, no final da formação, através do preenchimento dos inquéritos de satisfação dos Formandos.
Recursos pedagógicosO curso terá como suporte as interações diversificadas possibilitadas pela plataforma Moodle (fóruns, testes, vídeos, hiperligações, entre outras).
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