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Programa de formação

Objetivos de aprendizagemObjetivos gerais: Os formandos deverão adquirir conhecimentos básicos de Higiene e Segurança Alimentar.
Objetivos específicos: No final da formação, os formandos/as deverão estar habilitados a:
Compreender o significado de Sistema HACCP e qual o seu objetivo;
Conhecer e identificar os principais perigos para a segurança dos alimentos na indústria alimentar; ·     Identificar medidas preventivas para eliminar/minimizar os perigos existentes;
Identificar os principais microrganismos que afetam a segurança dos alimentos e os fatores que influenciam o seu desenvolvimento;
Compreender as medidas adequadas a adotar em todas as etapas da cadeia alimentar – receção de matérias-primas, armazenamento, preparação, confeção e serviço/distribuição;
Reconhecer a importância da higiene pessoal; ·     Compreender a importância da higienização e da aplicação do plano de higienização;
Entender as medidas adequadas a aplicar no controlo de pragas e na gestão dos resíduos.
DestinatáriosResponsáveis pelo controlo da higiene, qualidade e segurança alimentar; A todos os trabalhadores do setor alimentar; Estudantes e antigos formandos que pretendam atualizar e aprofundar conhecimentos de Segurança Alimentar.
Modalidade de formaçãoFormação contínua
Forma de organizaçãoPresencial
Conteúdos programáticosMódulo 1. Introdução ao Sistema HACCP;
Módulo 2. Noções de Microbiologia Alimentar;
Módulo 3. Boas Práticas na Produção;
Módulo 4. Higiene Pessoal;
Módulo 5. Requisitos das Instalações, Equipamentos e Utensílios.
Carga horária7 Horas
Metodologias de formaçãoMétodos expositivos, interrogativos, demonstrativos e ativos, incluindo:
Exposição teórica dos temas;
Realização de questões orais / escritas;
Exercícios práticos individuais e de grupo.
Critérios e metodologias de avaliaçãoAvaliação dos formandos, por observação do relacionamento interpessoal, da participação e interesse demonstrado, assiduidade e pontualidade.
Avaliação da aprendizagem contínua e final, através da realização de questões orais e trabalhos individuais e/ou de grupo.
Avaliação de satisfação e de desempenho, no final da formação, através do preenchimento dos inquéritos de satisfação dos Formandos e avaliação da ação pelo Formador.
Recursos pedagógicosVideoprojector; Canetas; Apresentação e documentação de apoio.
Espaços e equipamentosSala de formação equipada com mesas, cadeiras, quadro branco ou flipchart e videoprojector.
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