
Programa de formação
Objetivos de aprendizagem | Objetivos gerais: No final da formação os formandos deverão adquirir e desenvolver competências no âmbito da gestão inteligente das emoções, perspetivando o seu enquadramento na realidade empresarial. Objetivos específicos: Consideram-se objetivos específicos desta ação os seguintes: Conhecer os conceitos de Inteligência Emocional; Promover o Autoconhecimento e Autocontrolo do reportório emocional dos participantes; Perceber em que consiste a Inteligência Emocional; Compreender as limitações do conceito de QI para o Sucesso Pessoal e Profissional e fazer uso do QE no trabalho; Desenvolver o Autodomínio, a AutoConfiança e o Autoconhecimento, a partir da compreensão do conceito de Inteligência Emocional; Desenvolver habilidades interpessoais através da Inteligência Emocional; Identificar os principais bloqueios à criatividade; Implementar ferramentas de pensamento criativo. |
Destinatários | Esta ação de formação destina-se a todos aqueles que pretendam desenvolver competências ao nível do Pensamento Criativo e da Inteligência Emocional. Permitindo por um lado criar e inovar no campo das soluções e por outro facilitar estratégias e conhecimentos emocionais tendo em vista o sucesso e o bem-estar intra e interpessoal. |
Modalidade de formação | Outras ações de formação contínua não inseridas no Catálogo Nacional de Qualificações |
Forma de organização | Presencial |
Conteúdos programáticos | Enquadramento Geral A Inteligência Emocional Como funcionam as Emoções? Reconhecer e interpretar Emoções Qi e Qe – Emoção Versus Razão A Aplicação Da Inteligência Emocional O Desenvolvimento Das Competências Emocionais Educar e Controlar as Emoções, os Impulsos e a Agressividade A Criatividade |
Carga horária | 14 Horas |
Metodologias de formação | Através de ferramentas práticas, a metodologia a utilizar baseia-se na experiência como forma de fixação dos conceitos e valores apresentados. Das sessões fazem parte: Método ativo, com constante interação com os participantes de maneira a que haja facilitação para a criação de ideias e confirmação dos conteúdos apreendidos; Formação centrada no formando, promovendo a autoaprendizagem e a descoberta do eu e do outro; Criação de Planos de ação para melhoria de competência pessoais e profissionais. |
Critérios e metodologias de avaliação | Avaliação dos formandos, por observação do relacionamento interpessoal, da participação e interesse demonstrado, assiduidade e pontualidade. Avaliação da aprendizagem contínua e final, através da realização de questões orais e trabalhos individuais e/ou de grupo e do teste de avaliação final. Avaliação de satisfação e de desempenho, no final da formação, através do preenchimento dos inquéritos de satisfação dos Formandos e avaliação da ação pelo Formador. Considera-se com aproveitamento no curso o Formando que obtiver uma classificação mínima de 10 valores na Avaliação Final e uma assiduidade superior a 90% do total de horas do curso. |
Recursos pedagógicos | Apresentação e documentação de apoio. |
Espaços e equipamentos | Sala de formação equipada com mesas, cadeiras, quadro branco ou flipchart e videoprojector. |
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