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Programa de formação

Objetivos de aprendizagemObjetivos gerais:
No final da formação os formandos deverão adquirir e desenvolver competências no âmbito da gestão inteligente das emoções, perspetivando o seu enquadramento na realidade empresarial.  
Objetivos específicos:
Consideram-se objetivos específicos desta ação os seguintes: Conhecer os conceitos de Inteligência Emocional;
Promover o Autoconhecimento e Autocontrolo do reportório emocional dos participantes;
Perceber em que consiste a Inteligência Emocional;
Compreender as limitações do conceito de QI para o Sucesso Pessoal e Profissional e fazer uso do QE no trabalho;
Desenvolver o Autodomínio, a AutoConfiança e o Autoconhecimento, a partir da compreensão do conceito de Inteligência Emocional;
Desenvolver habilidades interpessoais através da Inteligência Emocional;
Identificar os principais bloqueios à criatividade;
Implementar ferramentas de pensamento criativo.
DestinatáriosEsta ação de formação destina-se a todos aqueles que pretendam desenvolver competências ao nível do Pensamento Criativo e da Inteligência Emocional. Permitindo por um lado criar e inovar no campo das soluções e por outro facilitar estratégias e conhecimentos emocionais tendo em vista o sucesso e o bem-estar intra e interpessoal.
Modalidade de formaçãoOutras ações de formação contínua não inseridas no Catálogo Nacional de Qualificações
Forma de organizaçãoPresencial
Conteúdos programáticos Enquadramento Geral
A Inteligência Emocional
Como funcionam as Emoções?
Reconhecer e interpretar Emoções
Qi e Qe – Emoção Versus Razão
A Aplicação Da Inteligência Emocional
O Desenvolvimento Das Competências Emocionais
Educar e Controlar as Emoções, os Impulsos e a Agressividade
A Criatividade
Carga horária14 Horas
Metodologias de formaçãoAtravés de ferramentas práticas, a metodologia a utilizar baseia-se na experiência como forma de fixação dos conceitos e valores apresentados. Das sessões fazem parte:
Método ativo, com constante interação com os participantes de maneira a que haja facilitação para a criação de ideias e confirmação dos conteúdos apreendidos;
Formação centrada no formando, promovendo a autoaprendizagem e a descoberta do eu e do outro;
Criação de Planos de ação para melhoria de competência pessoais e profissionais.
Critérios e metodologias de avaliaçãoAvaliação dos formandos, por observação do relacionamento interpessoal, da participação e interesse demonstrado, assiduidade e pontualidade.
Avaliação da aprendizagem contínua e final, através da realização de questões orais e trabalhos individuais e/ou de grupo e do teste de avaliação final.
Avaliação de satisfação e de desempenho, no final da formação, através do preenchimento dos inquéritos de satisfação dos Formandos e avaliação da ação pelo Formador.
Considera-se com aproveitamento no curso o Formando que obtiver uma classificação mínima de 10 valores na Avaliação Final e uma assiduidade superior a 90% do total de horas do curso.
Recursos pedagógicosApresentação e documentação de apoio.
Espaços e equipamentosSala de formação equipada com mesas, cadeiras, quadro branco ou flipchart e videoprojector.
v2022

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