Programa de Formação
Objetivos de aprendizagem | Objetivos gerais: Desenvolver a inteligência emocional para promover um ambiente de trabalho mais positivo e eficaz. Objetivos específicos: – Identificar os princípios da IE e as suas diferentes competências para aplicação na liderança e nas relações interpessoais. – Adquirir habilidades práticas para entender as emoções dos outros e desenvolver a capacidade de se colocar no lugar deles. – Explorar a própria inteligência emocional e identificar pontos fortes e áreas para melhoria, com vista à autogestão e a autodesenvolvimento. – Aprender técnicas para uma comunicação mais empática, eficaz e não violenta no ambiente profissional. – Aprender a regular as emoções, tanto pessoais quanto no ambiente de trabalho, e a utilizar a IE para gerir conflitos e desafios interpessoais. – Desenvolver habilidades para criar relações interpessoais baseadas na empatia e compreensão, favorecendo um ambiente mais positivo e colaborativo. – Aplicar as habilidades de IE e empatia na liderança, resolução de problemas e na gestão de equipas para criar um ambiente de trabalho mais harmonioso e produtivo. |
Destinatários | Gestores, quadros médios e superiores, líderes de equipas. |
Modalidade de formação | Outras ações de formação contínua não inseridas no Catálogo Nacional de Qualificações |
Forma de organização | Presencial |
Conteúdos programáticos | – Introdução à Inteligência Emocional. – Empatia e Liderança. – Autoconhecimento e Gestão Emocional. – Comunicação Empática. – Inteligência Emocional no Ambiente Profissional. |
Carga horária | 7 Horas |
Metodologias de formação | Métodos expositivos, interrogativos, demonstrativos e ativos, incluindo: Exposição teórica dos temas Demonstrações práticas Realização de questões orais / escritas Exercício prático individual e de grupo |
Critérios e metodologias de avaliação | Avaliação dos formandos, por observação do relacionamento interpessoal, da participação e interesse demonstrado, assiduidade e pontualidade. Avaliação da aprendizagem contínua e final, através da realização de questões orais e trabalhos individuais e/ou de grupo. Avaliação de satisfação e de desempenho, no final da formação, através do preenchimento dos inquéritos de satisfação dos Formandos e avaliação da ação pelo Formador. |
Recursos pedagógicos | Apresentação e documentação de apoio. |
Espaços e equipamentos | Sala de formação equipada com mesas, cadeiras, quadro branco ou flipchart e videoprojetor. |
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