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Presencial

Programa de Formação

Objetivos de aprendizagemObjetivos gerais:
Desenvolver a inteligência emocional para promover um ambiente de trabalho
mais positivo e eficaz.
 
Objetivos específicos:

– Identificar os princípios da IE e as suas diferentes competências para
aplicação na liderança e nas relações interpessoais.
– Adquirir habilidades práticas para entender as emoções dos outros e
desenvolver a capacidade de se colocar no lugar deles.
– Explorar a própria inteligência emocional e identificar pontos fortes e
áreas para melhoria, com vista à autogestão e a autodesenvolvimento.
– Aprender técnicas para uma comunicação mais empática, eficaz e não
violenta no ambiente profissional.
– Aprender a regular as emoções, tanto pessoais quanto no ambiente de
trabalho, e a utilizar a IE para gerir conflitos e desafios interpessoais.
– Desenvolver habilidades para criar relações interpessoais baseadas na
empatia e compreensão, favorecendo um ambiente mais positivo e
colaborativo.
– Aplicar as habilidades de IE e empatia na liderança, resolução de
problemas e na gestão de equipas para criar um ambiente de trabalho
mais harmonioso e produtivo.
DestinatáriosGestores, quadros médios e superiores, líderes de equipas.
Modalidade de formaçãoOutras ações de formação contínua não inseridas no Catálogo Nacional de Qualificações
Forma de organizaçãoPresencial
Conteúdos programáticos – Introdução à Inteligência Emocional.
– Empatia e Liderança.
– Autoconhecimento e Gestão Emocional.
– Comunicação Empática.
– Inteligência Emocional no Ambiente Profissional.
Carga horária7 Horas
Metodologias de formaçãoMétodos expositivos, interrogativos, demonstrativos e ativos, incluindo:
Exposição teórica dos temas
Demonstrações práticas
Realização de questões orais / escritas
Exercício prático individual e de grupo
Critérios e metodologias de avaliaçãoAvaliação dos formandos, por observação do relacionamento interpessoal, da participação e interesse demonstrado, assiduidade e pontualidade.
Avaliação da aprendizagem contínua e final, através da realização de questões orais e trabalhos individuais e/ou de grupo.
Avaliação de satisfação e de desempenho, no final da formação, através do preenchimento dos inquéritos de satisfação dos Formandos e avaliação da ação pelo Formador.
Recursos pedagógicosApresentação e documentação de apoio.
Espaços e equipamentosSala de formação equipada com mesas, cadeiras, quadro branco ou flipchart e videoprojetor.
v2024

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