Programa de Formação
Objetivos de aprendizagem | Objetivos gerais: Desenvolver a inteligência emocional para promover um ambiente de trabalho mais positivo e eficaz. Objetivos específicos: – Identificar os princípios da IE e as suas diferentes competências para aplicação na liderança e nas relações interpessoais. – Adquirir habilidades práticas para entender as emoções dos outros e desenvolver a capacidade de se colocar no lugar deles. – Explorar a própria inteligência emocional e identificar pontos fortes e áreas para melhoria, com vista à autogestão e a autodesenvolvimento. – Aprender técnicas para uma comunicação mais empática, eficaz e não violenta no ambiente profissional. – Aprender a regular as emoções, tanto pessoais quanto no ambiente de trabalho, e a utilizar a IE para gerir conflitos e desafios interpessoais. – Desenvolver habilidades para criar relações interpessoais baseadas na empatia e compreensão, favorecendo um ambiente mais positivo e colaborativo. – Aplicar as habilidades de IE e empatia na liderança, resolução de problemas e na gestão de equipas para criar um ambiente de trabalho mais harmonioso e produtivo. |
Destinatários | Gestores, quadros médios e superiores, líderes de equipas. |
Modalidade de formação | Outras ações de formação contínua não inseridas no Catálogo Nacional de Qualificações |
Forma de organização | Ensino à distância online (e-Learning) preferencialmente assíncrono (sessões de formação sem hora marcada), na plataforma informática Moodle da Medilogics – Serviços Médicos, S.A., de acordo com o Calendário e Cronograma da Formação |
Conteúdos programáticos | – Introdução à Inteligência Emocional. – Empatia e Liderança. – Autoconhecimento e Gestão Emocional. – Comunicação Empática. – Inteligência Emocional no Ambiente Profissional. |
Carga horária | 4 Horas |
Metodologias de formação | Todo o curso decorrerá em regime de Ensino à Distância online (e-Learning), preferencialmente assíncrono (sessões de formação sem hora marcada), na plataforma informática Moodle da Medilogics – Serviços Médicos, S.A., através de uma tutoria ativa e permanente, permitindo aos formandos lerem, refletirem e analisarem a informação antes de intervir, ao seu próprio ritmo e nos momentos que lhes sejam mais convenientes. O curso terá como suporte as interações diversificadas possibilitadas pela plataforma Moodle (fóruns, testes, vídeos, hiperligações, entre outras). Será criado um Fórum de Dúvidas moderado pelo Formador e que permanecerá aberto ao longo de todo o curso. Neste espaço, o Formando pode expor as suas dúvidas bem como informação recolhida pelo próprio Formando (com as devidas referências) e partilha de experiência pessoais. Também serão disponibilizadas ao Formando e-Atividades Avaliativas Contínuas (Exercícios), bem como, no final do curso, Avaliação Final, sendo esta e-Atividade de caráter Avaliativa Sumativa. Estas devem ser realizadas no prazo proposto e submeter no local indicado da plataforma informática Moodle. A leitura e a reflexão individual devem ocorrer ao longo de todo o processo de aprendizagem. Sem a leitura e a reflexão individual o Formando ficará muito limitado na sua participação nos Fóruns, assim como também dificilmente poderá realizar com sucesso as e-Atividades programadas. O acompanhamento a prestar pelo Formador é ativo e permanente, sendo preferencialmente feito através do Fórum de Dúvidas aberto no curso e através do Sistema de Mensagens Pessoais disponível no Moodle. |
Critérios e metodologias de avaliação | A avaliação do curso “Resiliência e Gestão de Stress” realiza-se à distância e integra as seguintes componentes: Componente de Avaliação Contínua, realizada ao longo do curso e baseada na realização dos Exercícios propostos, que são de realização obrigatória e que têm um peso de 30% da Nota Final. Componente de Avaliação Sumativa, baseada na realização do exercício de Avaliação Final e que tem um peso de 70% da Nota Final. Todas as notas são expressas numa escala de 0 a 20 valores. Considera-se com aproveitamento no curso o Formando que obtiver uma classificação mínima de 10 valores na Avaliação Final, bem como na Nota Final e tenha concluído todos os exercícios dos módulos até ao último dia de formação. Avaliação de satisfação e de desempenho, no final da formação, através do preenchimento dos inquéritos de satisfação dos Formandos. |
Recursos pedagógicos | O curso terá como suporte as interações diversificadas possibilitadas pela plataforma Moodle (fóruns, testes, vídeos, hiperligações, entre outras). |
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