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E-learning

Programa de Formação

Objetivos de aprendizagemObjetivos gerais:
Desenvolver a inteligência emocional para promover um ambiente de trabalho
mais positivo e eficaz.
 
Objetivos específicos:
– Identificar os princípios da IE e as suas diferentes competências para aplicação na liderança e nas relações interpessoais.
– Adquirir habilidades práticas para entender as emoções dos outros e desenvolver a capacidade de se colocar no lugar deles.
– Explorar a própria inteligência emocional e identificar pontos fortes e áreas para melhoria, com vista à autogestão e a autodesenvolvimento.
– Aprender técnicas para uma comunicação mais empática, eficaz e não violenta no ambiente profissional.
– Aprender a regular as emoções, tanto pessoais quanto no ambiente de trabalho, e a utilizar a IE para gerir conflitos e desafios interpessoais.
– Desenvolver habilidades para criar relações interpessoais baseadas na empatia e compreensão, favorecendo um ambiente mais positivo e colaborativo.
– Aplicar as habilidades de IE e empatia na liderança, resolução de problemas e na gestão de equipas para criar um ambiente de trabalho mais harmonioso e produtivo.
DestinatáriosGestores, quadros médios e superiores, líderes de equipas.
Modalidade de formaçãoOutras ações de formação contínua não inseridas no Catálogo Nacional de Qualificações
Forma de organizaçãoEnsino à distância online (e-Learning) preferencialmente assíncrono (sessões de formação sem hora marcada), na plataforma informática Moodle da Medilogics – Serviços Médicos, S.A., de acordo com o Calendário e Cronograma da Formação
Conteúdos programáticos – Introdução à Inteligência Emocional.
– Empatia e Liderança.
– Autoconhecimento e Gestão Emocional.
– Comunicação Empática.
– Inteligência Emocional no Ambiente Profissional.
Carga horária4 Horas
Metodologias de formaçãoTodo o curso decorrerá em regime de Ensino à Distância online (e-Learning), preferencialmente assíncrono (sessões de formação sem hora marcada), na plataforma informática Moodle da Medilogics – Serviços Médicos, S.A., através de uma tutoria ativa e permanente, permitindo aos formandos lerem, refletirem e analisarem a informação antes de intervir, ao seu próprio ritmo e nos momentos que lhes sejam mais convenientes.
O curso terá como suporte as interações diversificadas possibilitadas pela plataforma Moodle (fóruns, testes, vídeos, hiperligações, entre outras).
Será criado um Fórum de Dúvidas moderado pelo Formador e que permanecerá aberto ao longo de todo o curso. Neste espaço, o Formando pode expor as suas dúvidas bem como informação recolhida pelo próprio Formando (com as devidas referências) e partilha de experiência pessoais.
Também serão disponibilizadas ao Formando e-Atividades Avaliativas Contínuas (Exercícios), bem como, no final do curso, Avaliação Final, sendo esta e-Atividade de caráter Avaliativa Sumativa. Estas devem ser realizadas no prazo proposto e submeter no local indicado da plataforma informática Moodle.
A leitura e a reflexão individual devem ocorrer ao longo de todo o processo de aprendizagem. Sem a leitura e a reflexão individual o Formando ficará muito limitado na sua participação nos Fóruns, assim como também dificilmente poderá realizar com sucesso as e-Atividades programadas.
O acompanhamento a prestar pelo Formador é ativo e permanente, sendo preferencialmente feito através do Fórum de Dúvidas aberto no curso e através do Sistema de Mensagens Pessoais disponível no Moodle.
Critérios e metodologias de avaliaçãoA avaliação do curso “Resiliência e Gestão de Stress” realiza-se à distância e integra as seguintes componentes:
Componente de Avaliação Contínua, realizada ao longo do curso e baseada na realização dos Exercícios propostos, que são de realização obrigatória e que têm um peso de 30% da Nota Final.
Componente de Avaliação Sumativa, baseada na realização do exercício de Avaliação Final e que tem um peso de 70% da Nota Final.
Todas as notas são expressas numa escala de 0 a 20 valores.
Considera-se com aproveitamento no curso o Formando que obtiver uma classificação mínima de 10 valores na Avaliação Final, bem como na Nota Final e tenha concluído todos os exercícios dos módulos até ao último dia de formação.
Avaliação de satisfação e de desempenho, no final da formação, através do preenchimento dos inquéritos de satisfação dos Formandos.
Recursos pedagógicosO curso terá como suporte as interações diversificadas possibilitadas pela plataforma Moodle (fóruns, testes, vídeos, hiperligações, entre outras).
v2024

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