Programa de Formação
Objetivos de aprendizagem | Objetivos gerais: Adquirir estratégias de gestão de stress e resiliência emocional. Objetivos específicos: Consideram-se objetivos específicos desta ação os seguintes: Definir os conceitos de resiliência e stress. – Identificar os impactos do stress na saúde mental e física. – Identificas estratégias de resiliência para lidar com desafios diários. – Aplicar estratégias práticas de gestão do stress. – Praticar técnicas de relaxamento e mindfulness. – Implementar pensamentos positivos para fortalecer a resiliência emocional. – Desenvolver uma mentalidade resiliente diante de situações adversas. – Identificar e aplicar técnicas de autocuidado para prevenir o esgotamento. – Aplicar estratégias de organização pessoal para equilibrar vida pessoal e profissional. – Analisar a importância do equilíbrio e desconexão digital. – Desenvolver estratégias para lidar com mudanças inesperadas. – Implementar técnicas de superação de desafios e adversidades. – Desenvolver a flexibilidade e capacidade de adaptação em ambientes dinâmicos. |
Destinatários | Empregadores e trabalhadores de estabelecimentos de comércio e serviços. |
Modalidade de formação | Outras ações de formação contínua não inseridas no Catálogo Nacional de Qualificações |
Forma de organização | Presencial |
Conteúdos programáticos | – Introdução à Resiliência e Stress. – Técnicas para Lidar com o Stress e Desenvolver Resiliência Emocional. – Autocuidado e Estratégias para Equilibrar Vida Pessoal e Profissional. – Adaptação a Mudanças e Superação de Desafios. |
Carga horária | 7 Horas |
Metodologias de formação | Métodos expositivos, interrogativos, demonstrativos e ativos, incluindo: Exposição teórica dos temas Demonstrações práticas Realização de questões orais / escritas Exercício prático individual e de grupo |
Critérios e metodologias de avaliação | Avaliação dos formandos, por observação do relacionamento interpessoal, da participação e interesse demonstrado, assiduidade e pontualidade. Avaliação da aprendizagem contínua e final, através da realização de questões orais e trabalhos individuais e/ou de grupo. Avaliação de satisfação e de desempenho, no final da formação, através do preenchimento dos inquéritos de satisfação dos Formandos e avaliação da ação pelo Formador. |
Recursos pedagógicos | Apresentação e documentação de apoio. |
Espaços e equipamentos | Sala de formação equipada com mesas, cadeiras, quadro branco ou flipchart e videoprojetor. |
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