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E-learning

Programa de Formação

Objetivos de aprendizagemObjetivos gerais:
Adquirir estratégias de gestão de stress e resiliência emocional.
 
Objetivos específicos:
Consideram-se objetivos específicos desta ação os seguintes:
Definir os conceitos de resiliência e stress.
– Identificar os impactos do stress na saúde mental e física.
– Identificas estratégias de resiliência para lidar com desafios diários.
– Aplicar estratégias práticas de gestão do stress.
– Praticar técnicas de relaxamento e mindfulness.
– Implementar pensamentos positivos para fortalecer a resiliência emocional.
– Desenvolver uma mentalidade resiliente diante de situações adversas.
– Identificar e aplicar técnicas de autocuidado para prevenir o esgotamento.
– Aplicar estratégias de organização pessoal para equilibrar vida pessoal e
profissional.
– Analisar a importância do equilíbrio e desconexão digital.
– Desenvolver estratégias para lidar com mudanças inesperadas.
– Implementar técnicas de superação de desafios e adversidades.
– Desenvolver a flexibilidade e capacidade de adaptação em ambientes
dinâmicos.
Destinatários Todos aqueles que pretendam minimizar os efeitos do stress na sua vida pessoal
e profissional.
Modalidade de formaçãoOutras ações de formação contínua não inseridas no Catálogo Nacional de Qualificações
Forma de organizaçãoEnsino à distância online (e-Learning) preferencialmente assíncrono (sessões de formação sem hora marcada), na plataforma informática Moodle da Medilogics – Serviços Médicos, S.A., de acordo com o Calendário e Cronograma da Formação
Conteúdos programáticos – Introdução à Resiliência e Stress.
– Técnicas para Lidar com o Stress e Desenvolver Resiliência Emocional.
– Autocuidado e Estratégias para Equilibrar Vida Pessoal e Profissional.
– Adaptação a Mudanças e Superação de Desafios.
Carga horária4 Horas
Metodologias de formaçãoTodo o curso decorrerá em regime de Ensino à Distância online (e-Learning), preferencialmente assíncrono (sessões de formação sem hora marcada), na plataforma informática Moodle da Medilogics – Serviços Médicos, S.A., através de uma tutoria ativa e permanente, permitindo aos formandos lerem, refletirem e analisarem a informação antes de intervir, ao seu próprio ritmo e nos momentos que lhes sejam mais convenientes.
O curso terá como suporte as interações diversificadas possibilitadas pela plataforma Moodle (fóruns, testes, vídeos, hiperligações, entre outras).
Será criado um Fórum de Dúvidas moderado pelo Formador e que permanecerá aberto ao longo de todo o curso. Neste espaço, o Formando pode expor as suas dúvidas bem como informação recolhida pelo próprio Formando (com as devidas referências) e partilha de experiência pessoais.
Também serão disponibilizadas ao Formando e-Atividades Avaliativas Contínuas (Exercícios), bem como, no final do curso, Avaliação Final, sendo esta e-Atividade de caráter Avaliativa Sumativa. Estas devem ser realizadas no prazo proposto e submeter no local indicado da plataforma informática Moodle.
A leitura e a reflexão individual devem ocorrer ao longo de todo o processo de aprendizagem. Sem a leitura e a reflexão individual o Formando ficará muito limitado na sua participação nos Fóruns, assim como também dificilmente poderá realizar com sucesso as e-Atividades programadas.
O acompanhamento a prestar pelo Formador é ativo e permanente, sendo preferencialmente feito através do Fórum de Dúvidas aberto no curso e através do Sistema de Mensagens Pessoais disponível no Moodle.
Critérios e metodologias de avaliação
A avaliação do curso “Resiliência e Gestão de Stress” realiza-se à distância e integra as seguintes componentes:
Componente de Avaliação Contínua, realizada ao longo do curso e baseada na realização dos Exercícios propostos, que são de realização obrigatória e que têm um peso de 30% da Nota Final.
Componente de Avaliação Sumativa, baseada na realização do exercício de Avaliação Final e que tem um peso de 70% da Nota Final.
Todas as notas são expressas numa escala de 0 a 20 valores.
Considera-se com aproveitamento no curso o Formando que obtiver uma classificação mínima de 10 valores na Avaliação Final, bem como na Nota Final e tenha concluído todos os exercícios dos módulos até ao último dia de formação.
Avaliação de satisfação e de desempenho, no final da formação, através do preenchimento dos inquéritos de satisfação dos Formandos.
Recursos pedagógicosO curso terá como suporte as interações diversificadas possibilitadas pela plataforma Moodle (fóruns, testes, vídeos, hiperligações, entre outras).
v2024

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