Programa de formação
Objetivos de aprendizagem | Objetivos gerais: No final desta ação os formandos deverão ser capazes de conhecer os critérios e procedimentos a adotar nos trabalhos em altura, identificar os equipamentos de proteção individual e coletiva, definir os procedimentos de segurança segundo o tipo de trabalho em altura. Objetivos específicos: No final da formação, os formandos/as deverão estar habilitados a: Identificar os principais riscos inerentes ao trabalho em altura; Implementar as medidas de prevenção e proteção adequadas e respeitar as regras fundamentais de segurança de modo a prevenir acidentes e incidentes; Atuar corretamente e assegurar o cumprimento no que respeita ao uso de equipamentos individual e coletivo criteriosamente selecionados para o efeito e do respetivo ambiente de trabalho. |
Destinatários | Público em geral que dentro da sua atividade realize tarefas relacionadas com os trabalhos em altura. |
Modalidade de formação | Formação contínua |
Forma de organização | Presencial |
Conteúdos programáticos | Tema 1. Generalidades sobre os Trabalhos em Altura; Tema 2. Legislação sobre os Trabalhos em Altura; Tema 3. Princípios e regras em Trabalhos em Altura; Tema 4. Equipamentos de Proteção Coletivos; Redes de segurança; Guarda corpos; Andaimes; Outros equipamentos. Tema 5. Equipamentos de proteção individual; Anti quedas; Linhas de vida; Sistemas de ancoragem. Tema 6. Nós e sistemas de Ancoragem Seguros (SAS); Tema 7 Progressão e posicionamento em segurança durante Trabalhos em Altura. |
Carga horária | 7 Horas |
Metodologias de formação | Métodos expositivos, interrogativos, demonstrativos e ativos, incluindo: Exposição teórica dos temas; Demonstrações práticas; Realização de questões orais / escritas; Exercício prático individual e de grupo. |
Critérios e metodologias de avaliação | Avaliação dos formandos, por observação do relacionamento interpessoal, da participação e interesse demonstrado, assiduidade e pontualidade. Avaliação da aprendizagem contínua e final, através da realização de questões orais e trabalhos individuais e/ou de grupo. Avaliação de satisfação e de desempenho, no final da formação, através do preenchimento dos inquéritos de satisfação dos Formandos e avaliação da ação pelo Formador. |
Recursos pedagógicos | Videoprojector; Canetas; Apresentação e documentação de apoio. |
Espaços e equipamentos | Sala de formação equipada com mesas, cadeiras, quadro branco ou flipchart e videoprojetor; 12 pontas de corda para práticas de nós e SAS; Epi’s Individuais para Trabalhos em altura em posicionamento (do formando); 2 linhas de vida temporárias (se aplicável); Conjunto de sinalização de via pública (se aplicável); 1 vara de fixação de ancoragens (se aplicável). |
Deseja obter mais informações? Preencha o formulário e seja contactado sem qualquer compromisso.
Antes de preencher o formulário leia a nossa Política de Utilização do Sítio e Área de Cliente , Política de Privacidade e Política de Proteção de Dados Pessoais (RGPD). Os seus dados pessoais contidos neste formulário, tais como o seu nome, telefone e endereço de correio eletrónico, serão armazenados pelo período de 30 dias. Caso não concorde por favor não preencha o formulário e contacte-nos por correio, fax ou telefone.